Sobre Rosa Emilia Dias

Sobre Rosa Emilia:
Cantora, compositora e produtora musical.
A cantora e compositora Rosa Emília começou a carreira em Salvador, onde fazia poesia e cantava. Em um desses encontros de poetas conheceu Cacaso – com quem foi casada – e mudou-se para o Rio. Estudou canto lírico com a soprano Victoria Elnecave e o barítono Eladio Pérez González. A partir de 1983,  conheceu e trabalhou com grandes artistas como Cacaso, Jaques Morelenbaum, Claudio Nucci, Marco Suzano, Nelson Angelo, Sueli Costa, Danilo Caymmi, Novelli, Sérgio Santos, Paula Santoro, Cristóvão Bastos, Robertinho Silva, Nelson Motta, Mario Adnet, Nó em Pingo D’Água, Mario Sève, Muri Costa, Robertinho Silva, Lígia Diniz, Wanda Sá e muitos outros. Na Itália, desde em 1989 colaborou com Fabrizio de André, Renato Sellani, Cristiano Verardo, Carlo Fava, Silvio Damico, Massimo Morricone, Stefano Bagnoli, Enzo Zirilli, Nené Ribeiro, Írio de Paula, Roberto Taufic, Gilson Silveira, Marco Ponchiroli, Edu Hebling, Francesco Casale entre outros.
Tem cinco discos lançados, “Ultraleve” (pela Grapho, 1988, produzido por Cacaso), “Nega Rosa” (pela Lux Music, 1997, produzido por Nelson Motta em NY-EUA) e “Baiana da Guanabara” (Produção coletiva-Lua Music-2004 ), gravado no Brasil e na Itália, “Poesia do Brasil” com Renato Sellani( Philology-Itália -2006 ), “Batuk” com Cristiano Verardo (Itália- Cool Division-2006).
Desenvolve várias frentes de trabalhos musicais. Produziu e compos os discos lounge” Sonho Tropical” para a cervejaria alemã Heineken junto ao grupo de criação H2O Productions (Veneza- Itália-2004) e  “Sakura” – Mirai Creative Sound (Itália- 2003).
Fundou e participou de vários grupos e projetos musicais: Nega Rosa, Batuk, H20, SERA( Stefano Cerri, Enzo Zerilli, Andrea Zuppini e Rosa Emilia), Missa dos Quilombos, Ultraleve, Sitokanero, Bahia canta Caymmi, Tributo a Tom Jobim e Noites Tropicais.
coordenou e dirigiu o espetáculo “Cacaso – Música e Poesia” junto a Agência de Brasília Alecrim Produções Artistícas Ltda. de Sérgio Bacelar, que stá previsto para março de 2009 nos CCBBs de Brasília e Rio de Janeiro com as participações de Joyce, Sueli Costa, Nelson Ângelo, Sérgio Santos, Zé Renato, Olívia Byington, Nando Carneiro e Filó Machado, todos parceiros do Cacaso.
Depoimentos:
“Conheci Rosa Emília no final dos anos 80, quando ela esteve casada com meu parceiro Cacaso. Antonio Carlos de Brito, Cacaso na música e na poesia, era figura ímpar nos fabulosos anos 70, um dos poetas emblemáticos da ‘geração mimeógrafo’ ao lado de Ana Cristina César, Chacal e tantos outros. Na música, era parceiro de Edu Lobo, Sueli Costa, Toninho Horta e muitos mais. Além de tudo, figuraça: nessa noite, ele apareceu numa festa chiquérrima no Country Club (todos os homens de paletó), de jeans, chinelo de dedo (as havaianas ainda não estavam na moda) e uma linda baianinha ao seu lado, aparentando metade da idade dele _ era Rosa. Os dois se casaram e viveram felizes para quase sempre, até a morte dele aos 42 anos, por aí, de um infarto fulminante.
Rosa gravou alguns CDs. O primeiro eu conheci logo que saiu e gostei muito, vi nela uma voz promissora, com futuro pela frente. Depois da morte de Cacaso ela se mudou para a Itália, onde vive até hoje com as filhas, e continuou a carreira de cantora. Faz poucos dias me ligou, estava finalmente fazendo um projeto com as canções dele e convidando os parceiros para participar. Gravei com ela uma de nossas parcerias, ‘Beira-Rio’, e ela me deu de presente seu CD anterior, acho que feito em 2004, ‘Baiana da Guanabara’, onde ela canta o repertório de Nelson Angelo, outro parceiro constante.
Voltei para casa ouvindo o CD no som do carro. Esperava reencontrar a boa cantora do primeiro CD, mas pra minha surpresa não havia ali uma cantora boa _ havia uma cantora incrível, originalíssima. Adorei o trabalho dela, e fiquei pensando: hoje em dia, quando se sacudir o pé de cantoras no Brasil caem trezentas, como é difícil encontrar alguém diferente dos padrões. Salve Rosa, portanto! e todas as vozes interessantes do Brasil, que felizmente hão de sempre chegar. ” Joyce- 21-02-08
“Baiana de Salvador que foi casada com o poeta e letrista mineiro Cacaso (Antonio Carlos de Brito, 1944-1987) e transitou entre Lugano (Suiça), Milão e Veneza (Itália), onde está radicada, Rosa Emília chega ao terceiro CD, Baiana da Guanabara (Lua Discos). O repertório revisita – e realça – a obra do também mineiro Nelson Angelo, parceiro de Cacaso. Após Ultraleve (1988), produção do ex-marido e Nega Rosa (1997), de Nelson Motta, a bissexta Rosa voa alto e intenso. Embora o próprio Nelson Angelo tenha remexido o baú de suas parcerias com Cacaso (cerca de 65) no autobiográfico Mar de mineiro (2002), neste Baiana da Guanabara (onde há também composições só dele) sua obra soa ainda mais elucidada. ”A música de Nelson é aérea, ampla de grande visão, muitas vezes épica”, descreve Rosa no texto de apresentação. E repesca duas epifanias da era do Clube da Esquina, Canoa, canoa e Fazenda, que já reboaram no bronze vocal de Milton Nascimento. Coragem recompensada pelos ótimos resultados, ela esbanja suingue nos meandros dos sambas A vida leva, Carioca da gema e no recorte do choro 1 x 0, clássico de Pixinguinha e Benedito Lacerda que Nelson Angelo letrou. Testemunha das parcerias do compositor com seu marido Cacaso no apartamento da Avenida Atlântica, onde morou com ele por seis anos, Rosa singra ainda com a voz clara e profunda as baladas densas Ilha, Ave e o recortado baião Cresça e apareça“. Caderno B, JB, 23/04/04 Tarik de Souza .
Discografia de Rosa Emilia
2018 – Madrigal – indie – GI-RO (2018) – Italia
2014- L’Arca dI Noè- Musica brasiliana per Bambini- indie – GI-RO (2014) – Italia
2013- Fundamental – Rosa Emilia & Giovanni Buoro- Indie – GI-RO (2013) – Italia
2009- Álbum de Retratos-Cacaso Parceiros e Canções- Lua Music- Brasil- Japão
2007 – Sai nas bancas a compilação “Chill Out 2” de Repubblica e L’Espresso (periódicos). Itália
2006 – “Poesia do Brasil”- Philology Jazz- Rosa Emilia e Renato Sellani. Itália
2006 – “Cruzeiro do Sul”- Artista Rosa Emilia e Cristiano Verardo (Batuk)- Cool:Division. Itália
2006 – “Ubi Jazz” – compilation-Circolo 1554 2005- “Extroverse” compilation-Cool:Division. Itália
2005 -“Sister’s Lounge “- compilation- Cool:Division/Energy Production . Itália
2004 – “Baiana da Guanabara” Artista -Rosa Emilia- Lua Discos – Brasil
2004- “Roma Alta Moda 2”- compilation- Artista H2o Productions-Cool:Division/Energy Production. Itália
2004- “Donati- Casa Brasil”- Artista Donati-Feat. Rosa Emilia- Energy Productions -Itália.
2004- “Sonho Tropical”- single- H20 productions- Itália.
2004 – “Heineken- chill out”- Produção H20 – Itália
2003 -“Milano Fashion 2” – Artista H2O production- Cool:Division/Energy Production – Itália
2003 -“Mar de Mineiro” – Artista-Nelson Angelo – Lua Discos. Brasil
2003 – “Sakura” – Mirai Creative Sound –Lounge Music- H20 Productions-Waterland Music Studio di Venezia -Itália
2002 – “Primogenito”- Artista Nené Ribeiro-Feat. Rosa Emilia-Ethnoworld- Itália.
              1999 –“Furlan Shop”  – Artista  Fabio Furlan -Storie Veneziane. Itália.
1998 – “Yabás”-– Artista- Kal dos Santos. Milão- Itália
1997 – “Nega Rosa”- Artista -Rosa Emilia e Cristiano Verardo – NY– Lux Music -por Nelson Motta 1997- EUA
1997 – “Gran Calma” – Artista – Pitura Freska–Milano – Psycho Records- Milão-Itália.
1996- “ Nuova Itália”- o melhor da nova música italiana- compilation- Polygram do Brasil
1996-“Anime Salve”- Artista-Fabrizio di André – Milão – BMG .Itália
1995-“Yeah”- Artista -Pitura Freska- Milão – Psycho Records. Itália
1995-“Fast Marghera”- Artista- Marco Ponchiroli- Srazz Records. Itália
1993-“ Duri i Banchi” – Artista- Pitura Freska -Psycho Records. Itália
1988- “Ultraleve”  1 LP- Brasil
1988 – Artista Rosa Emilia- Rio de Janeiro- Grapho-Brasil
Principais shows, eventos  e festivals:
Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...